Apesar de transtornos causados pela cheia, Ibama em RO já prevê seca pior que do ano passado

Por Dhyene Brissow

Com quase 190 mil pessoas afetadas pela cheia do Rio Madeira que se aproxima da cota história de 2014, o IBAMA afirma que seca de 2025 será pior que a de 2024 na região.

Segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, a previsão considera dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A informação foi dada nesta quarta-feira (10) em audiência pública realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em Porto Velho, com órgãos ambientais para tratar sobre medidas que possam evitar o cenário de incêndios florestais criminosos registrados em 2024 na região.

Na audiência, o MPF propôs novamente a contratação de 450 brigadistas e aeronaves para Rondônia, além de um protocolo de medidas de saúde considerando a qualidade do ar.

Em 2024, ano de seca extrema na região norte, a Amazônia registrou o maior número de queimadas dos últimos 17 anos, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foram quase 18 milhões de hectares queimados ao longo do ano, que corresponderam a mais da metade (58%) de toda a área queimada no Brasil no ano passado.

No Amazonas, estado vizinho a Rondônia, a previsão da Defesa Civil é que de a seca seja “moderada”.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress