O preço da travessia de balsa no Porto da Ceasa pode pesar mais no bolso de quem precisa fazer o trecho entre Manaus e Careiro da Várzea.
Isso porque a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) autorizou a empresa SM Navegação e Transporte a reajustar os valores em até 35%.
No caso de carros leves, por exemplo, a empresa poderá cobrar o valor de no máximo R$ 47,25. O valor cobrado atualmente é de 40 reais.
Moacir é pastor e faz a viagem para Careiro da Várzea toda semana. Ele afirma que o aumento dificulta ainda mais a travessia. (Ouça)
A ANTAQ informou que 35% é o teto. A média de reajuste nos valores tarifários foi de 17%.
As novas cobranças passaram a valer com a publicação no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (25).
A empresa SM Navegação e Transporte também deve comunicar a mudança da tabela de preços aos usuários com 30 dias de antecedência.
O reajuste fica mais pesado para quem precisa fazer a travessia mais de uma vez durante o dia. Esse é o caso do autônomo Nelson André, que mora no quilômetro 32 da BR-319, em Autazes. (Ouça)
A justificativa para o aumento foi o preço dos combustíveis, que no período de abril de 2020 a julho de 2022 teve aumento de 114%, segundo a ANTAQ.
Além do trecho entre Manaus e Careiro da Várzea, a agência autorizou o reajuste de tarifa para 2 empresas, em 19 linhas distribuídas em 6 estados do país.
As alterações aprovadas se aplicam somente às empresas autorizadas pela ANTAQ.