Por Jefferson Ramos
+ O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) confirmou na noite desta terça-feira (30) a candidatura à Prefeitura de Manaus pela Federação PSDB-Cidadania durante convenção partidária realizada no Sesi, Clube do Trabalhador, avenida Cosme Ferreira, São José.
+ O agora candidato a prefeito oficializou a entrada do PRTB na coligação majoritária. A advogada Nancy Segadilha foi confirmada vice na chapa de Amom. Nancy é uma Pessoa com Deficiência (PCD). Amom afirmou que por conta da candidata a vice ser “cadeirante” não representa qualquer impeditivo para ela ajudar a governar Manaus. (Ouça)
+ Ainda no palanque após ser confirmada, Segadilha criticou a ausência de políticas públicas no âmbito municipal para pessoas com deficiência e afirmou que não será uma “vice decorativa”. (Ouça)
+ Ao lado do PRTB, a federação PSDB-Cidadania vai lançar 83 candidatos a vereador. 42 candidatos vão concorrer pelo PRTB e 41 pela federação. A Câmara Municipal de Manaus tem 41 vagas. Ou seja, a chapa lançou mais que o dobro de candidatos.
+ Amom Mandel aparece nas pesquisas de intenção de voto na segunda colocação, atrás do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) que busca a reeleição. Assim como em 2022, o candidato anunciou que não vai usar recursos do fundo eleitoral para bancar a campanha ptópria campanha.
+ Questionado sobre como pretende financiar a candidatura, Amom respondeu que vai receber recursos de vaquinha virtual e o apoio de doadores que já realizaram colaborações financeiras em 2022 e 2020. (Ouça)
+ Desde 2016, a Justiça Eleitoral impõe limite de gastos para campanhas eleitorais. Em Manaus, o limite é de R$ 13,2 milhões no primeiro turno e R$ 5,3 milhões no segundo.