Amazonas recebe doação de mais de 60 mil testes rápidos

Mais 60 mil testes rápidos de Covid-19 chegam ao estado nesta semana. Os estes rápidos foram doados pela Opas e serão disponibilizados, gratuitamente, para usuários em todo o Amazonas.

O material é fruto de uma doação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ao Estado, com o objetivo de acelerar a detecção de novos casos e trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 50 mil testes serão destinados ao interior, e o restante será utilizado pela rede de saúde em Manaus.

Essa é a segunda remessa de testes que a Opas doa ao Amazonas neste mês. No dia 9 de fevereiro, o Estado recebeu um carregamento com 62.400 testes. Destes, 50 mil foram distribuídos para o interior.

Nesta segunda-feira (22), a FVS-AM realizará um treinamento on-line com os profissionais de saúde dos municípios para repassar orientações quanto à distribuição e à aplicação de testes rápidos.

O teste antígeno é capaz de mostrar um diagnóstico em até 15 minutos, mas não substitui o RT-PCR, os exames são complementares.

Da redação
Foto: Djalma Júnior/Secom

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email