Siga nossas redes sociais

Amazonas pode registrar cheias de grandes proporções em 2023

Os Rios Negro, Solimões e Amazonas devem registrar cheias de grandes proporções em 2023. São grandes as probabilidades de que esses rios alcancem as contas de inundação, mas quando se trata de ultrapassar a cota de cheias recordes a probabilidade diminui. A informação é Serviço Geológico do Brasil (SGB), com base em dados gerados a partir do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) do Amazonas, divulgada na sexta-feira (31).

O 1º Alerta de Cheias do Amazonas de 2023 indica que os níveis dos rios Negro, Solimões e Amazonas devem superar as cotas de inundação neste ano durante o pico, que ocorre entre maio e junho.

São monitoradas áreas que abrangem os municípios de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas.

A previsão é que, em Manaus, o Rio Negro ultrapasse a cota de inundação (27,50 metros) e as chances disso acontecer é de 80%.

A probabilidade de alcançar a cota de inundação severa (29 m) é de 27%.

Para Manacapuru, a probabilidade de que o Rio Solimões ultrapasse a cota de inundação é de 97,35%. A previsão para o Rio Amazonas, que passa pelo município de Itacoatiara, é de que o nível chegue a cota de inundação severa (14,2m).

Esse é primeiro alerta de uma série de três, divulgados anualmente. As próximas previsões serão divulgadas em 28 de abril e 26 de maio.

Da redação

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress