Siga nossas redes sociais

Amazonas: pesquisa aponta que 13º salário será novamente para pagar dívidas

 

Reportagem: Eros de Sousa

O final de ano é um período de festas, gastos a mais e confraternização, mas também momento de uma ajuda muito aguardada pelo trabalhador, o décimo terceiro.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio) apontou que 68% dos amazonenses vão gastar o décimo terceiro pagando dívidas.

O número é alto, mas é explicado pelo elevado endividamento dos Amazonenses, que é um dos estados com maiores porcentagens de endividados.

Segundo a economista Denise Kassama, essa tendência apresentada na pesquisa da Fecomércio é benéfica aos amazonenses. (Ouça)

Os dados da Fecomércio comprovam as falas de Denise. Cerca de 79% das famílias amazonenses estão endividadas, sendo que 38% estão com contas em atraso e 16% não têm condições de pagar essas contas. Os números são de novembro deste ano.

A pesquisa também traz que 51% dos amazonenses vão gastar o décimo terceiro em presentes de fim de ano, 26% em eletrodomésticos e 20% desses vão destinar o décimo terceiro para manutenção do carro.

Outro dado importante é que 13% dos amazonenses vão poupar ou investir o dinheiro.

Alguns escolheram mais de um destino para o décimo terceiro, como é o caso do dentista Plínio Olmo, que além de pagar as dívidas, quer guardar uma parte do dinheiro. (Ouça)

O décimo terceiro foi instituído em 1962 durante o governo de João Goulart, e todo trabalhador de carteira assinada tem direito ao benefício, podendo ser pago em duas parcelas.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress