O Amazonas confirma o quinto caso de Monkeypox, nesse fim de semana. O cenário epidemiológico da varíola dos macacos foi atualizado ontem (07), pela Fundação de Vigilância em Saúde.
Há um novo caso positivo da doença informado por outro estado. Trata-se de uma mulher entre 20 e 25 anos, que está em viagem de trabalho, desde o dia 11 de julho, mas é residente de Manaus. O Amazonas passa a ter cinco confirmações e cinco casos suspeitos da doença.
A Fundação ressalta que, de acordo com a investigação e vigilância realizadas, os casos da doença são importados. Não há, até o momento, casos confirmados de transmissão local.
Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente.
No Amazonas são, até esse domingo, 12 notificações de suspeitas da doença: cinco confirmados laboratorialmente; cinco suspeitos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus; dois casos descartados após exame laboratorial.
A Fundação destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.
A FVS é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
Da redação