AO VIVO

AM ultrapassa Mato Grosso e Maranhão e fica em 2º no ranking do desmatamento em 2021

AM ultrapassa Mato Grosso e Maranhão e fica em 2º no ranking do desmatamento em 2021
Reportagem: João Felipe Serrão

Parece notícia repetida, mas novamente o Amazonas figura entre os estados que mais desmataram a floresta nativa. Em 2021, o estado foi o segundo com maior área desmatada, com 194 mil 485 hectares perdidos. A área equivale a mais de 23 mil vezes o tamanho da Arena da Amazônia, estádio localizado em Manaus.

As informações são do Relatório Anual de Desmatamento, lançado nessa segunda-feira (18) pelo projeto MapBiomas, que levanta as mudanças no território brasileiro a partir da colaboração de universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

O geógrafo e ambientalista Carlos Durigan, avalia que o avanço da devastação da floresta no Amazonas nos últimos anos está relacionado à fragilização dos órgãos que fiscalizam as irregularidades na região. (Ouça)

De acordo com o relatório do MapBiomas, cinco estados brasileiros concentraram 67% dos desmatamentos registrados no país, são eles: Pará, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão e Bahia.

O Amazonas se destaca por ser palco de um fenômeno da devastação na Amazônia, como destaca Marcos Rosa, Coordenador Técnico do MapBiomas. (Ouça)

Em três anos do monitoramento, é a primeira vez que o Amazonas ultrapassa o Mato Grosso e o Maranhão e atinge o segundo lugar no ranking de desmatamento.

A área devastada no Amazonas cresceu 50% em 2021, na comparação com 2020.

O aumento se deu principalmente pelo avanço do desmatamento na região sul do estado, em cidades como Humaitá, que teve alta de 95%, Lábrea e Apuí.

Carlos Durigan ainda destaca que esses problemas acabam por acelerar a crise climática que o mundo enfrenta hoje. (Ouça)

O desmatamento cresceu em todos os seis biomas brasileiros em 2021.

A Amazônia concentra a maior frente de desmatamento, representando 59% do total desmatado no Brasil no ano passado.

Outro dado que preocupa é que, no Amazonas, todos os 62 municípios apresentaram algum tipo de desmatamento, em menor ou maior grau.

Últimas Notícias