Siga nossas redes sociais

AM tem duas vezes mais mulheres centenárias do que homens, aponta IBGE

por Clara Toledo Serafini

 

Reportagem: Eros de Sousa

Mulheres centenárias são mais que o dobro no Amazonas segundo último Censo do IBGE e especialistas explicam o motivo delas viverem mais.

Em todas as partes do mundo uma situação é certa: as mulheres vão viver mais que os homens. A expectativa de vida no Brasil em 2021 era de 80 anos para elas, e 73 para eles, ou seja, as mulheres vivem cerca de 7 anos a mais do que os homens no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em censo divulgado pelo Instituto na última semana, o Amazonas aparece com 700 pessoas centenárias. Destas 489 são do público feminino e 242 são do gênero masculino.

Quando analisada a faixa etária de 60 a 99 anos, são cerca de 186 mil mulheres, contra 169 mil homens no estado.

Há várias explicações para esse excedente maior presente em todos os locais do planeta, um deles é a questão genética, como explica a médica geneticista Vânia Gadelha. (Ouça)

A socióloga Marilene Corrêa atribui esse maior excedente de mulheres a avanços relacionados à vivência e saúde das mulheres nos últimos anos. (Ouça)

A médica geneticista diz que outro ponto que pode explicar esse excedente é que as mulheres estão muito mais atentas a questões de saúde do que os homens. (Ouça)No país as mulheres representam 72% das pessoas centenárias, são 27 mil, contra 10 mil homens nesta faixa etária.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress