Por Ricardo Chaves
Em todo o Amazonas, do atual efetivo de 8.500 policiais militares, apenas 4 mil estão atuando de forma operacional.
A informação é da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
O dado foi revelado pelo presidente da comissão e ex-comandante da Polícia Militar, o deputado estadual Dan Câmara (Podemos):
A BandNews Difusora FM entrou em contato com o Governo do Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar para obter detalhes sobre o dado e cronograma para ampliação do efetivo e ainda aguarda posicionamento.
A Constituição do estado prevê que a corporação deveria contar com um contingente de 15 mil policiais militares.
Nesta terça-feira, 25, os policiais militares aprovados no concurso da segurança pública ocuparam as galerias da Aleam para reivindicar do Governo do Amazonas a convocação.
No último dia 13, o Governo do Amazonas anunciou o chamamento de mais de mil aprovados do concurso da segurança pública.
Ao todo, foram chamados quadros para reforçar a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Do total, 500 foram soldados para a Polícia Militar. No entanto, os aprovados argumentam que o compromisso acertado com o governo foi a convocação de mil novos servidores apenas da Polícia Militar. Foi o que declarou à BandNews Difusora FM, o porta-voz do grupo, Paulo Machida:
Na tribuna do parlamento, o representante dos aprovados apresentou a reivindicação enquanto era ouvido por seis deputados presentes no plenário.
Os deputados presentes foram Dan Câmara, Wilker Barreto, Adjuto Afonso, George Lins, Cristiano D’Ângelo e Sinésio Campos.
Na mesma sessão, o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), informou que iria encaminhar que o parlamento estadual constituísse uma comissão para dialogar com os aprovados.
Após a reivindicação, uma comissão composta por Dan Câmara e o líder do governo na Aleam, Felipe Souza, foi formada para intermediar o diálogo dos aprovados da Polícia Militar com o Governo do Amazonas.
Conforme o governo, do concurso público da segurança pública já foram convocados aproximadamente 2.700 profissionais.