Siga nossas redes sociais

AM é o primeiro estado a adotar ferramenta de monitoramento de áreas protegidas

por Clara Toledo Serafini

O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a adotar oficialmente ferramenta de monitoramento de áreas protegidas, como reservas indígenas e de desenvolvimento sustentável.

O software Smart une tecnologia, ciência e o conhecimento tradicional para fortalecer o monitoramento da biodiversidade, facilitar a gestão e aumentar a proteção de Unidades de Conservação (UC).

A ferramenta está em implementação pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), com apoio da (WCS Brasil) e WWF Brasil.

O software Smart já é utilizado em mais de 600 áreas protegidas de 55 países. No Amazonas, a ferramenta já é utilizada em 12 Unidades de Conservação Estaduais.

As áreas protegidas são estratégicas por integrarem a proposta de criação do Mosaico de Áreas Protegidas no Baixo Rio Madeira.

A análise automática das informações vai auxiliar o Estado, em especial, na formulação de melhores estratégias de conservação e de combate à pressão e ameaças dentro das áreas protegidas, subsidiando ações de gestão, fiscalização, atividades de educação ambiental, além de políticas públicas voltadas às populações tradicionais.

Da redação.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress