Siga nossas redes sociais

AM deve continuar com chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em fevereiro

por carlao

Reportagem: Eros Sousa.

As chuvas devem continuar abaixo da média em fevereiro no Amazonas. A informação é do boletim do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LABCLIM) da Universidade do Estado do Amazonas, que monitora a precipitação, descargas e níveis dos rios do Amazonas.

O mês de janeiro já apresenta chuvas abaixo da média do esperado. Para efeito de comparação, a capital Manaus costuma ter uma precipitação de 300 milímetros durante todo o mês de janeiro, atualmente apenas 118mm de chuva caíram no período na capital.

Apenas 38% do volume considerado ideal.

O coordenador do Labclim da UEA, Francis Wagner Correia, disse que dois fenômenos explicam esse nível de chuvas abaixo do esperado. (ouça)

Os dois fenômenos são os mesmos alertados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) em setembro do ano passado e que agravou a seca no Amazonas, deixando todos os municípios do estado em emergência.

O boletim do Labclim da UEA mostra uma continuação dos efeitos da seca em 2024. O coordenador do projeto, Francis Wagner Correia, diz que além de chuvas abaixo do esperado, a expectativa é que os dias fiquem mais quentes em fevereiro. (ouça)

As chuvas abaixo da média e o aumento da temperatura podem favorecer também podem favorecer a ocorrência de queimadas.

Só neste início de ano foram 113 focos de queimadas no Amazonas, um aumento de 205% em relação a 2023, quando foram registrados 37 focos no período.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

Últimas Notícias

plugins premium WordPress