“Ainda Estou Aqui” e a corrida pelo Oscar 2025

 

Reportagem: Rennan Gardini

Sucesso de público e crítica, “Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles, vem ganhando cada vez mais espaço na corrida para o Oscar 2025 graças à campanha histórica que a Sony Classics vem fazendo para o longa.

Com o anúncio das indicações ao Globo de Ouro 2025 nessa segunda-feira (09), o filme, que concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz na cerimônia, aparece nas premiações televisionadas e se confirma como um competidor da temporada de prêmios.

Mas o que essas duas indicações podem significar para o longa estrelado por Fernanda Torres?

A crítica de cinema e votante do Globo de Ouro, Camila Henriques, fala sobre a importância que as indicações à premiação tem na campanha do filme.

 

Ainda estou aqui começou sua corrida no circuito de festivais, tendo sido ovacionado após sua exibição no Festival de Cannes e repercutido bastante entre a crítica especializada, que deu muito destaque à atuação brilhante de Fernanda Torres como Eunice Paiva.

Clayton Davis, crítico da revista Variety, afirmou nas redes sociais que o longa brasileiro foi o filme que mais o fez chorar este ano, e ainda disse “Será uma tragédia se Fernanda Torres ficar de fora das premiações de melhor atriz”.

As premiações televisionadas e prêmios de sindicatos são a parte principal do circuito, consistindo no próprio Globo de Ouro, além de SAG (Sindicato dos atores), DGA (Diretores), PGA (Produtores), Critics Choice Awards (Crítica especializada) e BAFTA (Prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão), que ocorrem antes do Oscar e servem de termômetro para a cerimônia dos prêmios da Academia.

A Sony Classics é a responsável pelo lançamento e campanha do filme de Walter Salles. O estúdio tem feito exibições seguidas de entrevistas e eventos, com o diretor e elenco de “Ainda Estou Aqui”, com o intuito de dar visibilidade ao longa brasileiro para as já citadas premiações.

Em relação às chances de “Ainda Estou Aqui” no circuito, o crítico da Abraccine, Ivanildo Pereira, acredita que as indicações ao Globo de Ouro sejam um indicativo positivo para o futuro do filme em outros prêmios.

 

“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, baseado nas próprias vivências. O filme acompanha a luta por respostas da família do ex-deputado Rubens Paiva, após o mesmo ser levado por militares na década de 70, durante a ditadura, para nunca mais ser encontrado.

Dirigido com primor pelo renomado Walter Salles (Central do Brasil), e com uma poderosa atuação de Fernanda Torres, como Eunice Paiva, uma mulher que precisa lidar com a vida familiar e com as questões deixadas em aberto por conta do sumiço de seu marido, “Ainda Estou Aqui” é uma obra que reflete sobre o passado de uma jovem democracia e como a memória pode honrar aqueles que se foram.

O filme está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e já se tornou a maior bilheteria do cinema nacional pós-pandemia, tendo sido visto por mais de 2 milhões de brasileiros.

O longa concorre em duas categorias do Globo de Ouro 2025, Melhor filme em língua não-inglesa e Melhor Atriz (Torres), e é o representante do Brasil para o Oscar 2025.

Curta e compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Assine nossa newsletter

Receba uma seleção de notícias feitas pelos nosso editores. De segunda a sexta-feira, sempre bem cedinho!

plugins premium WordPress