Cursos da Ufam e UEA recebem nota máxima no Enade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa terça-feira (20), os resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019), usado para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. 

Na avaliação, os cursos das universidades públicas do Amazonas obtiveram as melhores notas, comparadas às instituições privadas de ensino.

As graduações em Odontologia e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, receberam nota 5 – a máxima -, no exame. A Ufam, com o maior número de cursos ofertados e participantes da prova, foi a que mais recebeu nota 4. Na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o curso de enfermagem foi o único a receber a nota máxima.

Também obtiveram ótimas avaliações no exame os cursos da UEA de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de produção, Engenharia Civil, Farmácia e Odontologia, que alcançaram nota 4. Os cursos de Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica obtiveram nota 3.

A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 de formação geral (que aferem aspectos da formação profissional) e 30 de componente específico (com perguntas específicas sobre o curso no qual o aluno está se formando). Esse teste permite que o MEC produza dois indicadores de qualidade: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Da redação.
Foto: Divulgação.

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email