Chega ao fim a greve dos Correios e serviço já está normalizado no AM

É encerrada nesta terça-feira (22) a greve dos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) após 35 dias de paralisação.  A decisão de retornar as atividades ocorreu após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aprovou nessa segunda-feira (21) um reajuste de 2,6 %. 

Entretanto, a categoria teve a perda de 50 das 79 cláusulas do acordo coletivo de trabalho, o que corresponde a 40% a menos no salário anual. Segundo o presidente do Sindicato dos Correios do Amazonas, Luis Ribeiro, o retorno as atividades ocorreu de forma imediata. Ouça:

 A paralisação foi deflagrada depois que os trabalhadores foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021 e também contra a privatização da empresa. 

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), parte dos trabalhadores decidiu cruzar os braços em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. 

A categoria também reivindicou mais atenção, por parte da empresa, quanto aos riscos que o coronavírus representa para os empregados.

Texto: Ricardo Chaves

Foto: Agência Brasil

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email