Aleam aprova criação da Delegacia de Combate à Corrupção

Em votação realizada na tarde desta quinta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovou a criação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR). Caso não fosse aprovada até esta sexta-feira (14), o Amazonas corria o risco de perder R$ 1,6 milhão em recursos federais.

Dos deputados presentes na votação, apenas Wilker Barreto (Podemos) votou contra a criação da delegacia.

Wilker apresentou emendas que estipulava dois anos de mandado do delegado na Especializada de Combate à Corrupção e previa que o escolhido seria sabatinado na Aleam antes de assumir o cargo. 

“Para minha tristeza e não surpresa, a base governista não considerou uma emenda que dava garantias de mandato para o futuro delegado da Deccor, para que o mesmo tivesse autonomia para fiscalizar o crime organizado, começando por este Governo. No primeiro passo de coragem que ele for em direção ao governo, será exonerado, ou seja, da minha mão não sai uma delegacia faz-de-conta”, justificou o

Barreto reprovou, também, a postura dos deputados que compõem a base do Governo no Parlamento Estadual pela falta de critérios para a aprovação de matérias legislativas.

O projeto foi aprovado com uma emenda do deputado Delegado Péricles que veda a nomeação para delegacia de delegados filiados a partidos políticos ou que tenham tido filiação partidária nos últimos cinco anos.

Da redação com informações da ALEAM.

Foto: Divulgação/ALEAM

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email