Pavimentação da BR-319 sem critério ambiental vai gerar desmatamento, alertam cientistas

Uma pesquisa publicada da Revista Science alerta sobre os perigos da pavimentação da BR-319 sem estudos ambientais.

Segundo o estudo, a estrada e o desmatamento relacionado afetariam 63 terras indígenas oficiais, que abrigam 18 mil indígenas.

O imenso bloco de floresta aberto ao desmatamento por essas estradas contém um estoque de carbono que, se liberado, aumentaria muito as chances de os esforços globais de mitigação falharem em conter as mudanças climáticas.

O artigo chama atenção para caso não ocorra o cumprimento da decisão judicial pelo governo abrirá um precedente perigoso para outros mega projetos de desenvolvimentos na Amazônia, incluindo barragens hidrelétricas e o projeto Barão de Rio Branco, que construiria uma estrada através de uma série de unidades de conservação e áreas protegidas para povos tradicionais .

Se a rodovia BR-319 for pavimentada antes da realização dos estudos ambientais necessários, será um indicador decisivo da relutância do Brasil em cumprir seus compromissos sob as convenções de clima e de biodiversidade e provavelmente acelerará as mudanças climáticas.

Uma decisão judicial que não está mais sujeita a recurso determinou que estudos ambientais devem ser realizados antes da pavimentação de uma parte da rodovia designada como “lote C”.

No entanto, em 24 de junho, o governo federal abriu licitação para pavimentar esse trecho de estrada.

O Ministério Público Federal caracterizou essa violação de uma decisão judicial como “má-fé” e uma “afronta” ao judiciário.

O artigo é de autoria de Philip Fearnside, doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Lucas Ferrante, doutorando em Biologia (Ecologia) do Inpa.

Veja o artigo científico na íntegra:

Da redação

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email