Gavião-real encontrado ferido em comunidade já está em recuperação

Já está em recuperação em Manaus um gavião-real, encontrado ferido com uma das pernas fraturada na comunidade São José do Laguinho, na zona rural no município de Parintins, no interior do Amazonas.

O animal silvestre foi resgatado na última sexta, 26, por um adolescente de 17 anos, e recebeu os primeiros cuidados em uma clínica veterinária da cidade.

O médico veterinário, Daniel Pereira, conta as que a ave chegou até a clínica no dia seguinte, sábado, 27, onde passou por um procedimento cirúrgico.

Após receber o atendimento na cidade, o gavião-real foi encaminhado para as equipes da Secretaria de Meio Ambiente do município de Itacoatiara.

A doutora Tânia Sanaiotti, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, conta que o órgão entrou em contato com a clínica em Parintins para solicitar o atendimento e passar as orientações necessárias.

O gavião-real ou harpia é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura que pode chegar a dois metros e meio e peso de até 12 quilos.

O gavião-real vive em florestas ou nas margens de rios do Brasil e da América Central.

Da redação
Foto: Divulgação/Inpa

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email