“Ainda vamos discutir”, diz secretária de saúde do AM sobre protocolo do uso da cloroquina em pacientes de Covid-19

A secretária de saúde do Amazonas, Simone Papaiz, disse nesta quarta-feira (20) que o estado ainda vai discutir o protocolo do uso da cloroquina em pacientes com Covid-19. O medicamento foi liberado pelo Ministério da Saúde até para casos leves da doença.

Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. A fala ocorreu durante o fórum de saúde realizado em comemoração aos 15 anos da rede BandNews FM e retransmitido pela BandNews Difusora FM. “O estado fez uma pesquisa (com cloroquina) em uma unidade de referência para pacientes graves e ela foi suspensa (…).Hoje haverá uma reunião com a equipe da vigilância de saúde e pesquisadores. Ainda vamos discutir essa questão da definição do atendimento para casos leves e ver se publicamos ou não uma nota técnica”, disse.

O Governo do Amazonas suspendeu no mês passado o uso da cloroquina em alta dosagem nos pacientes graves da Covid-19 após uma pesquisa desenvolvida no estado apontar que o medicamento pode ser tóxico para o coração e até levar pacientes em estado grave, à morte.

Respiradores

Durante a entrevista exclusiva, a secretária de saúde negou irregularidades na compra de respiradores do Amazonas. “Efetivamente eu não participei do processo administrativo desses respiradores. Não tem nenhuma assinatura minha. Pedi uma apuração. Analisando os contratos constatamos que os valores não foram superfaturados”, disse.

Veja na íntegra:

Da redação

Foto: Diego Peres/Secom

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email