Pesquisa aponta que Manaus pode sofrer novo pico de coronavírus

De acordo com pesquisa feita pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manaus pode sofrer novo pico de coronavírus devido o afrouxamento das medidas de isolamento social.

A pesquisa também indica que o distanciamento social pode ter salvo pelo menos 2.500 pessoas na capital durante o pico de transmissão de Covid-19.

Por outro lado, segundo os pesquisadores, o relaxamento das medidas pode levar a um segundo pico da doença, com ainda mais internações e mortes.

“A gente tem um número alto de infectados neste momento, em torno de 85 mil indivíduos. São muitas pessoas portadoras da doença em Manaus nesse momento, e a gente tem baixo número de indivíduos recuperados, então a gente tá muito longe de alguma esperança de imunidade de rebanho”, afirmou Alexander Steinmetz (Pesquisador). “Temos uma possibilidade real de novo pico de infectados e óbitos em junho se a gente afrouxar qualquer coisa nesse momento”. disse.

Atualmente, a taxa de isolamento social em Manaus é de apenas 40%. E até a ultima Atualização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) nesse domingo (17) a capital tem mais de 10 mil casos confirmados de coronavírus.

Da redação com informações da assessoria

Foto: Getty Images

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email