Manaus e outras três capitais do norte estão entre as piores em coleta de esgoto, diz relatório

Manaus está na lista das dez cidades com os piores índices de coleta de esgoto do país. Os dados são do Instituto Trata Brasil. O novo Ranking do Saneamento Básico 2019 contempla as 100 maiores cidades brasileiras, onde habitam 40% da população, e foi feito com base nas informações do Ministério do Desenvolvimento Regional ano base 2017. (Veja o estudo aqui).
Em nota, a Águas de Manaus diz que trabalha para melhorar as condições de acesso ao saneamento básico na cidade e ampliar a cobertura do esgotamento sanitário na capital amazonense.
A empresa diz ainda que de acordo com o ranking do saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que tem como base dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017, a cidade está evoluindo nos níveis de atendimento total de água (foi a terceira que mais cresceu neste item entre as capitais no comparativo entre 2013 e 2017) e do atendimento total de esgoto.

A nota diz ainda que a Águas de Manaus assumiu a concessão em junho de 2018, período que não foi abrangido pelo estudo divulgado.


Capitais do norte
Além de Manaus, Rio Branco no Acre, Porto Velho em Rondônia, Belém do Pará e Macapá no Amapá, têm menos de 60% da população com serviços de coleta dos esgoto.

Ainda de acordo com o relatório, o país ainda apresenta quase 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e quase 100 milhões de habitantes sem coleta de esgoto.

Da redação

Foto: Reprodução/Leon Furtado

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on print
Share on email